Mercado de São José

O Mercado 

Tudo começou em 1787, o local era a Praça Dom Vital ou Praça do Mercado, no Bairro de São José em Recife, chamava - se Ribeira de São José. Ali se mantinham um pequeno comércio de verduras e frutas. Não era tão conhecido como nos dias atuais, na época era descrito como " um mercado perto de uma igreja, onde vendia mangas,cajus , laranjas... '' os comerciantes enxergavam ali um ótimo lugar para vender suas frutas e verduras e até raízes como à mandioca.



Com o passar do tempo o comércio foi ficando cada vez mais popular na boca do povo e prosperou a venda naquele local que se tornou em 1875 “O Mercado de São José” que tem esse nome por conta do bairro onde é localizado é um dos vinte e quatro mercados públicos, sendo o mais antigo do Brasil, tombado como patrimônio histórico, construído com a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX. Foi inspirado no mercado público de Grenelle, em Paris.



O que antes era apenas venda de pescados, verduras e frutas, hoje a diversidade de produtos vai além da imaginação. É dividido em duas partes, uma para venda de frutos do mar e  outra para venda de artesanato com uma grande variedade de produtos dentre eles artigos religiosos no mais variado preço.



Ao longo de mais de 125 anos de história, o Mercado de São José sofreu várias reformas. A primeira delas, em 1906, levou dez meses. Em 1941, foram substituídas as venezianas de madeira e vidro por combogós de cimento, mais duráveis. Em novembro de 1989, um incêndio destruiu parte do mercado, danificando-lhe a estrutura. A obra para reconstrução durou um ano e, em 12 de março de 1994, ele foi reinaugurado com grande festa. Em 1998, o mercado foi novamente restaurado.



Hoje, o prédio que ocupa uma área coberta de 3.541 . Mede 48,88 m de frente por 75,44 m de fundo.  É formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio.São 545 boxes no total. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado polo de atração turística. É, também, ponto tradicional do comércio de pescado. Semanalmente são vendidos, ali, cerca de 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos.

(Texto: Washington Roque)












































Comentários